Na coluna a direita você encontra TRÊS BLOCOS onde estão divididas ás matérias deste Blog, é só clicar no link e você será redirecionado para á página solicitada.

30/05/2012

CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS

Em um primeiro momento temos que saber que, as pessoas fazem uso de drogas por elas PROPORCIONAREM PRAZER. Se isso não fosse verdade jamais a pessoa repetiria o uso.

Tudo se inicia com essa intenção, e por provocar prazer existe a repetição do uso.

Tenho informado a pais que não adianta falar para seus filhos que a droga é ruim, pois se eles experimentarem vão sentir prazer, acharão que seus pais são caretas e mal informados e continuarão a fazer o uso.

A informação para o jovem deve ser feita de forma preventiva informando que a droga num primeiro momento proporciona prazer, porém, com o passar do tempo e com a continuidade do uso, as consequências são dramáticas. Os pais tem obrigação de prevenir junto aos seus filhos o uso de drogas e isso é muito fácil, a própria internet está repleta de matérias, fotos, vídeos e depoimentos que mostram o quão grande é o poder de destruição das drogas.

Sugiro também que os pais tirem de dentro de suas casas toda e qualquer tipo de droga, principalmente o álcool que por ser uma droga licita faz parte do dia a dia de muitas famílias.

Se você pai não quer ver seu filho fazendo uso de drogas e não se tornar um possível alcoólatra, tem que começar dando o exemplo. “PRIMEIRO VOCÊ TEM QUE PARAR DE BEBER E OU USAR DROGAS”, caso contrário seus filhos jamais te respeitarão.

Com o uso repetitivo das drogas que em um primeiro momento proporciona prazer, o organismo humano desenvolve a TOLERÂNCIA”, fazendo com que o indivíduo aumente progressivamente o uso, desencadeando assim a DEPENDÊNCIA QUÍMICA”.

A dependência química é uma doença e após ela se estabelecer no indivíduo não existe mais a cura, porém existe o controle, e só se controla quando o dependente químico fica totalmente abstêmio do uso das substâncias.

A questão é que ficar totalmente abstêmio do uso das substâncias se torna bastante difícil para o dependente, uma vês, que a dependência química dependendo da droga utilizada se torna uma doença que afeta o ser humano em questões “FÍSICAS, PSÍQUICAS, PSICOLÓGICAS, EMOCIONAIS, SENTIMENTAIS, COMPORTAMENTAIS E ESPIRITUAIS”.

É por isso que temos um número tão grande de dependentes químicos no uso, e um número tão baixo de dependentes químicos recuperados.

As consequências do uso de drogas no ser humano são enormes, e afetam o indivíduo em todas as áreas de sua vida, ocasionando á ele inúmeros problemas, como:

ASPECTOS FAMILIARES

COMPORTAMENTO DESREGRADO;

DESCUMPRIMENTO DE SUAS RESPONSABILIDADES;

DESENTENDIMENTO FAMILIAR;

DESCONTROLE EMOCIONAL E SENTIMENTAL;

DISCUSSÕES BRIGAS E AGRESSÕES;

ADULTÉRIO;

PROSTITUIÇÃO;

PROBLEMAS FINANCEIROS;

DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR.


ASPECTOS PROFISSIONAIS

DEVIDO AO USO SE ALIMENTA MAL, DORME MAL E FICA INDISPOSTO AO TRABALHO;

PERDE A QUALIDADE DE TRABALHO E PASSA A TER QUEDA DE PRODUTIVIDADE;

COMEÇA A TER PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO COM COLEGAS, CHEFIAS, FORNECEDORES E CLIENTES;

SENTE FALTA DE MOTIVAÇÃO;

CRIA RISCOS DE PROVOCAR ACIDENTES NO TRABALHO;

PASSA A TER INSATISFAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL;

COM A ABSTINÊNCIA DA DROGA PROVOCA ATRAZOS, FALTAS E SAÍDAS DURANTE O EXPEDIENTE;

SE NÃO CUIDAR DA DEPENDÊNCIA - PERDE O EMPREGO.


ASPECTOS SOCIAIS

É DISCRIMINADO SOCIALMENTE;

SÓ É ACEITO POR PESSOAS NA MESMA CONDIÇÃO;

NÃO SE PREOCUPA MAIS COM O QUE OS OUTROS PENSAM E FALAM DE SI;

PASSA A SE ENVOLVER COM PESSOAS ERRADAS;

PARA ARRUMAR DINHEIRO PARA SUSTENTAR O VÍCIO FAZ QUALQUER COISA;

COMETE DELITOS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE ROUBOS E FURTOS;

PODE SER PRESO;

PERDE A FAMÍLIA;

PASSA A VIVER NA MISÉRIA E PODE SE TRONAR UM MORADOR DE RUA;

SE PROSTITUE PARA FAZER O USO DAS SUBSTÂNCIAS;

FICA DOENTE (DOENÇAS FISÍCAS, PSICOLÓGICAS E MENTAIS);

NÃO PROCURA AJUDA E QUANDO ENCONTRA...NEGA;

PODE MORRER.


Tudo isso sem contar a grande quantidade de acidentes de transito seguidos por morte ou não, pelo fato do motorista dirigir embriagado ou drogado.

Todos os delitos sociais de uma forma ou de outra estão ligados ao uso de álcool e drogas, como por exemplo: assaltos, roubos, estupros, homicídios, vandalismo, brigas, agressões, prostituição, sequestros, tráfico de armas, tráfico de drogas etc.

Vale lembrar que cada droga tem a sua característica, porém, todas elas levam ao mesmo lugar, além delas destruírem o ser humano dependente químico ela também tem o poder de destruir a todas as pessoas que fazem parte do circulo de vida do dependente, principalmente seus familiares.

A dependência química, quanto antes for tratada mais fácil torna-se de controla-la. Quanto mais tempo demorar para se iniciar um tratamento, mais difícil se torna do dependente se libertar do seu vício.

A seguir fica uma série de links onde você poderá consultar os diversos tipos de drogas e como elas agem no organismo.

Fica também o link do E-book “Dependência Química – Comece agora a sua Recuperação”. Esse E-book poderá auxiliar a dependentes químicos a se recuperarem de suas dependências e informara aos familiares de dependentes químicos como auxiliar a um dependente a se recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário